Desligue o piloto automático! Desenvolva a agilidade de aprendizagem!

WhatsApp Image 2019-10-17 at 11.46.20.jpeg

Muitas competências comportamentais podem ser apontadas como essenciais, mas uma em especial tem se sobressaído entre as mais importantes: learning agility.

O termo learning agility significa agilidade de aprendizagem, habilidade destacada e ressaltada por pesquisas e especialistas do mundo todo. Mas por que essa habilidade tem sido tão procurada entre os profissionais?

Antes de tudo, precisamos também entender o que é termo VUCA, que surgiu entre os militares americanos na década de 90 para descrever um ambiente com volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que se instaurou em todo o mundo após a Guerra Fria.

Esse conceito foi levado para os ambientes corporativos e de negócios por meio dos momentos de novos desafios que cada corporação enfrenta.

Explicado o que é VUCA, agora é simples fazer uma conexão direta entre ele e a qualidade de ter agilidade na aprendizagem. Essa habilidade tem sido cada vez mais exigida e procurada, justamente para que os profissionais estejam prontos para agir ao encontrar cenários que mudam constantemente e buscar soluções rápidas por meio das decisões necessárias.

Se engana quem acredita que agilidade de aprendizagem é algo comum entre os profissionais. Algumas pesquisas americanas mostram que no mundo todo, apenas 15% dos profissionais possuem essa habilidade e que empresas que contam com líderes executivos com learning agility acabam lucrando até 25% que as demais. Impressionante, não acham?

Por isso, desenvolver essa competência é algo imprescindível para todos. Com base em outras pesquisas, a agilidade de aprendizagem se desenvolve naqueles que são mais curiosos, buscam novas vivências e ampliam suas perspectivas, como também buscam feedbacks para se autoavaliar, ativam experiências e aprendizados já adquiridos para enfrentar novos desafios, além de ter o anseio de ingressar em novas situações e oportunidades.

Com base nisso, destaco 4 comportamentos importantes para que você trabalhe a agilidade de aprendizagem:

  • Desejar se envolver em situações novas e ampliar suas experiências;

  • Ter curiosidade e viver novas experiências para ter insights e ampliar perspectivas;

  • Buscar feedback e fazer reflexões para incorporar as lições aprendidas;

  • Acessar aprendizados de experiências passadas para enfrentar novos desafios.

Os dois últimos comportamentos são pouco exercidos pelas pessoas. Observo isso, há alguns anos, nos processos de Career Experience que conduzo. As pessoas não param para refletir o porquê de não terem ido bem em determinada situação ou até mesmo o que fizeram que tiveram sucesso. Buscam resultados no piloto automático. Essa autorreflexão sobre as lições aprendidas é o ponto chave para a agilidade de aprendizagem. 

Como você busca novas experiências profissionais, melhora suas relações e habilidades pessoais e profissionais? E como ganha agilidade em sua aprendizagem para ser um profissional cada vez mais capacitado e procurado pelo mercado?

Boas reflexões em sua jornada profissional!

Escrito por Lucy Ditt - sócia fundadora da Virtutis Career Experience